Américo Vespucio
(1454-1512)
Biografia organizada por Felipe Duque
AMÉRICO VESPÚCIO NASCEU EM 09 DE MARÇO DE 1454, EM FLORENÇA. FILHO DE FAMÍLIA ABASTADA ACHEGADOS AOS PODEROSOS MÉDICI, QUE CONSTRUÍRAM VENEZA, POLÍTICA E FINANCEIRAMENTE.
Américo Vespúcio sempre viveu em meio a um alto estilo de vida. Os Vespucci eram uma das famílias florentinas mais importantes, donas de grande extensão de terra da cidade. Fizeram fortuna no comércio da seda O jovem Vespúcio estudou sob a direção de seu tio Jorge (Giorgio), que lhe falou de Ptolomeu e de Aristóteles, e provavelmente conheceu Toscanelli, o geógrafo florentino e comerciante que se correspondia com o rei de Portugal e com Cristóvão Colombo.
POR 20 ANOS AMÉRICO VESPÚCIO EXECUTOU TRABALHOS BUROCRÁTICOS, CONHECENDO HOMENS IMPORTANTES E PODEROSOS, COMO LUIZ XII, TRABALHANDO NO BANCO DA FAMÍLIA MÉDICI.
Viajou por causa do trabalho a distintas partes da Itália e visitou diversas vezes a Espanha, até se estabelecer em Sevilha no outono de 1492, quando Colombo já tinha partido em sua primeira viagem. Além de Paris.
EM 1498, AOS 45 ANOS DECIDE-SE "GANHAR O MAR", REALIZANDO SEU PRÓPRIO IDEAL. Américo Vespúcio sempre desejou ficar famoso após sua morte, nunca escondeu tal vontade
VESPÚCIO FEZ SUA PRIMEIRA VIAGEM, SOB COMANDO DE ALONSO DE HOJEDA, ZARPANDO DE CÁDIZ EM 18 DE MAIO DE 1499.
Tal parceria não obtivera sucesso, Vespúcio separou-se de Hojeda voltando para Espanha em junho de 1500, aproximadamente 01 mês antes do planejado.
D. MANUEL I, CONTRATA VESPÚCIO, A ADMIRAÇÃO DA PARTE DO REI DE PORTUGAL EM RELAÇÃO A ESTE HOMEM CULTO INICIARA COM A LEITURA QUE O REI REALIZOU DE UMA CARTA ESCRITA EM 18 DE JULHO DE 1500 DE VESPÚCIO DESTINADA A SEU PATRÃO LOURENZO DE MÉDICI.
Neste documento havia os detalhes da viagem de Vespúcio com Hojeda. Entretanto, Américo Vespúcio omitiu o nome de Hojeda (quem comandou a viagem), colocou-se em seu lugar como verdadeiro comandante. D. Manuel I provavelmente recebeu uma