Administração
Frederick Taylor nasceu em 20 de Março de 1856 em Filadélfia nos Estados Unidos, no seio de uma familia abastada que fez fortuna no negócio das hipotecas.
Em 1878, depois de estudar na Europa e recusar fazer o curso de Direito em Haward, optou por trabalhar na Midvale Steel Company. Começou como operário mas logo passou para escriturário, maquinista, contra mestre (gerente) e finalmente engenheiro chefe.
Em 1890 torna-se Director da Manufacturing Investment Company, em Filadélfia, tendo depois passado por diversas fábricas onde foram sendo implementados os seus métodos de produção e em 1906, é eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros Mecânicos. Antes disso, em 1903, Taylor publica o seu primeiro livro “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde apresenta pela primeira vez de suas idéias sobre a racionalização do trabalho. Três anos mais tarde, em 1906, publica o seu segundo livro: “The Art of Cutting Metals” (A Arte de Cortar Metais).
Em 1911 publica a sua grande obra intitulada "The Principles of Scientific Management" (Princípio da Administração Científica) na qual defende os princípios da Teoria da Gestão Científica do Trabalho.
Morre vítima de pneumonia, no dia 21 de Março de 1915, um dia depois de ter completado 59 anos de idade.
http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/taylorfrederick.htm
A Administração Científica tinha em sua essência teve o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.
Taylor buscava, com isso, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção da empresa. Ele observou que o sistema de gestão da época continha muitas falhas, entre elas: a falta de