aps 4 semestre
O balanço Patrimonial é utilizado para fazer à demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira.
Para facilitar o entendimento, segue abaixo uma breve explicação sobre os dados que contém um balanço patrimonial.
No balanço patrimonial, as contas são ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da nossa empresa.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da lei 6.404/76 as demonstrações de cada exercício são publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.
O balanço patrimonial é dividido em duas categorias principais:
Ativos: consistem nos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. Também constituem os ativos os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.
Passivos: Passivos compreendem as obrigações financeiras da empresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas.
Quando já temos realizado o cálculo dos ativos e dos passivos, podemos obter por fim o Patrimônio Liquido. Este que consiste na diferença dos Ativos (positivos, relativos aos lucros e investimentos ) e dos Passivos ( negativos, relativos a pagamentos e dividas ), sendo assim o Patrimônio Liquido considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa. Este, também pode ser usado basicamente para reinvesti mento ( investimento na própria empresa, modernização, expansão das atividades ), pode ser transformado em reserva financeira ou então empregado para realizar novos investimentos financeiros e expandir os Ativos.
Subdivisão dos Ativos e Passivos:
Assim como o balanço patrimonial pode ser dividido em Ativos e Passivos, estes também podem ser classificados em sub-divisões para