APS 4 semestre
São as leis que abrangem a mudança da forma contábil brasileira, espelhando-a nas normas internacionais de contabilidade.
Com isso, houve mudanças, como se segue: extinguiu-se o Ativo permanente e diferido, incluiu-se o Ativo Intangível, permitiu que se façam ajustes no patrimônio devido a ajustes de valores no mercado, além de outras.
Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa
Segundo Osni Moura Ribeiro: “ No final de cada exercício social, é permitido que as empresas criem a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa, aplicando um percentual sobre o montante dos direitos existentes nesta data.Somente poderão compor a base de cálculo dessa provisão os direitos oriundos da exploração da atividade econômica da empresa, decorrentes da venda de bens nas operações de conta própria, dos serviços prestados e das operações de conta alheia, normalmente contabilizados nas contas Duplicatas a Receber, ou Clientes.”
E, assim, Osni continua: “ É sabido que no final do exercício social, as empresas possuem Direitos a receber de terceiros, geralmente provenientes de vendas de mercadorias a prazo ( se a empresa for comercial). Para cobrir possíveis não-recebimentos desses Direitos é criada a PCLD. Sendo assim, essa Provisão tem por finalidade absorver as perdas que provavelmente ocorrerão no recebimento desses Direitos existentes no final de cada exercício.”
Favor, não sei colocar a citação de acordo com a norma, quem souber coloque por favor. O livro é contabilidade básica fácil de Osni moura ribeiro,23ª edição, 1999 – p. 192.
Atualmente, a PCLD é calculada a partir de um percentual, decorrente de uma média com devedores insolventes dos últimos anos.
No caso de nossa empresa, como é o primeiro ano de funcionamento dela, não tínhamos essa media, portanto, procuramos saber a média de devedores insolventes no ramo de papelaria, para assim poder fazer a provisão.
Controle Permanente de Estoque
Temos para controle de estoque 3