Moinho Globo Alimentos
O Moinho Globo Alimentos localizado na região de Sertanópolis, no Paraná, está no mercado a cerca de 55 anos. Possui três unidades, sendo a última responsável por 51% no aumento da podução total da empresa. É alvo de constantes investimentos, tendo várias tipos de tecnologias, incluisve da Suíça e da Itália, o que garantem a produção de produtos uniformes, padronizados e de qualidade.
Trabalha com uma estrutura organizacional horizontal, onde funcionários de escalões inferiores podem se dirigir aos superiores, dando opiniões sobre a produção e demais assuntos que achar necessário.
Possui a quantidade aproximada de 168 funcionários, 33 executivos, os quias desfrutam de privilégios que muitas empresas não oferecem.
Para maior aproveitamento de seus funcionários o Moinho Globo acredita que devem haver benefícios para estes, pois “se o funcionário não está tranquilo, não vai dar tudo de si no trabalho, não vai render”, diz o Mario Trentini, gerente de RH.
É com base nesse pensamento que a empresa desenvolveu o projeto de uma vila residencial próxima a empresa, com previsão de inauguração em 2014, onde serão disponibilizadas 141 casas de dois ou três dormitórios em um terreno de 48.000 metros quadrados. Cada trabalhador poderá adiquirir uma dessas com o valor reduzido em 30%, equiparado com o valor do mercado, e sem a preocupação com a parte burocrática, pois a empresa se responsabiliza por fazer a intermediação do processo.
A empresa possui também uma associação de funcionários, que se encontra ao lado do residencial, com campo de futebol, quadra poliesportiva, pomar, horta e playground.
Além disso cada trabalhador tem o direito a uma cota mensal de 13 quilos por mês de alimentos produzidos pela empresa, café da manha, um vale-alimentação que chega a R$450,00 e arca com os custos de transporte dos trabalhadores, tanto para o comparecimento ao trabalho, médico ou para o estudo.
Para superar a falta de mão de obra qualificada o Moinho