orientação e prevenção ao cancer de mama
É de conhecimento geral que o câncer de mama, é uma doença que acomete mais as mulheres, e os fatores de risco é a idade avançada á exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a historia familiar ou de mutação genética. Se portadora dos genes BRCA1 e BRCA2, é um risco importante.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, comum entra as mulheres respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, no Brasil as taxas de mortalidade por câncer de mama, continuam elevados, muito provavelmente, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial a sobrevida media é após cinco anos, estimado em 61% dos casos, relativamente antes dos 35 anos, acima desta faixa etária, sua incidência cresce rapidamente e progressivamente.
1.2 OBJETIVO GERAL
Alertar a mulher, sobre a prevenção do diagnostico precoce do câncer de mama feminino.
Específicos
Mostrar que o câncer de mama é o segundo, mais frequente e o mais comum entre as mulheres que respondem com 22% dos casos. Sugerir a prevenção do câncer de mama, mantendo um peso saudável, com uma dieta balanceada, fazendo atividades físicas, não fumando e não ingerindo bebidas alcoólicas.
1.3 Justificativa
O câncer de mama é a principal causa de mortalidade por câncer entre as mulheres e uma das maiores dificuldades é detectar no inicio. Um nódulo, por exemplo pode demorar 10 anos para se forma e nesse período, a paciente pode nem saber que existe.
A principal maneira de fazer o diagnostico precoce é através de exames, como a mamografia, mas é importante também que a mulher observe e preste atenção a alguns sinais de alerta, como nódulo, pele áspera, vermelhidão em um só dos seios e problema de crescimento são características anormais que devem ser investigados por um médico.
A importância em produzir esse trabalho, é conscientizar a população em especifico o publico feminino, na importância da