Amoníaco
Como o amoníaco é um gás em condições PIN, é liquefeito para ser armazenado e transportado em botijas ou outros depósitos. Pode tb. ser dissolvido em água, para se obter soluções aquosas concentradas.
Apesar da sua gd. utilidade como matéria-prima, o amoníaco liquefeito é bastante perigoso, devido às suas propriedades químicas à pressão elevada a que se encontra. É, por isso, necessário tomar precauções durante a produção, transporte, armazenamento e utilização desta substância.
O amoníaco liquefeito é inflamável e as suas misturas com o ar podem ser explosivas. Pode tb provocar:
- queimaduras graves (olhos e pele);
- ulcerações pelo frio devido à evaporação rápida do líquido;
- tóxico por inalação, qd inspirado em concentrações elevadas, pode provocar edema pulmonar (acumulação excessiva de líquido nos alvéolos pulmonares);
- em caso de derrame ou fuga é preciso usar vestuário e equipamento de proteção das vias respiratórias.
Dependendo do tempo de exposição e concentração na atmosfera, os efeitos podem ser graves ou mto graves. Exposições a altas concentrações de amoníaco, a partir de 2500 ppm em volume, durante 30 mim, podem ser fatais.
Qd o amoníaco se liberta para a atmosfera, além dos perigos imediatos que existem na zona próxima, formam-se vários poluentes atmosféricos. Pode formar-se nitrato de amónio e sulfato de amónio, que são das matérias particulares mais corrosivas na atmosfera.
As matérias particulares são classificadas de acordo com o diâmetro das suas partículas em suspensão.
O amoníaco forma ainda óxidos de azoto ao reagir com o oxigénio do ar.
As soluções aquosas concentradas de amoníaco provocam queimaduras, pelo que a sua utilização implica usar vestuário, luvas e equipamento adequado para proteger os olhos e a cara. Estas soluções com uma concentração 1mol/dm3 podem ser irritantes para os olhos e para a pele. Estas soluções libertam valores de amoníaco, pelo que tb são irritantes para as vias