Amonia
Alerta sobre risco à saúde
Nome IUPAC
Amônia
Propriedades
Fórmula molecular
NH3
Massa molar
17.0306 g/mol
Aparência
Gás incolor com forte odor pungente.
Densidade
0.6942 2
0,639 kg·m−3 (líquido a 0 °C, 4,294 bar) 3
Ponto de fusão
−77,7 °C4
Ponto de ebulição
−33 °C4
Solubilidade em água
541 g·l−1 (20 °C)4
Pressão de vapor
8573 hPa (20 °C)4
Basicidade (pKb)
4.75 (reação com H2O)[carece de fontes]
Estrutura
Forma molecular
Piramidal
Momento dipolar
1.42 D
Riscos associados
Principais riscos associados Gás tóxico, cáustico, corrosivo
Ponto de fulgor
Nenhum
A amônia ou gás amônia, também chamado de amoníaco em solução aquosa, é um composto químico constituído por umátomo de nitrogênio (N) e três átomos de hidrogénio (H). Estes átomos distribuem-se numa geometria molecular piramidal e afórmula química do composto é NH3.
A molécula não é plana, apresenta geometria piramidal. Esta geometria ocorre devido à formação deorbitais híbridos sp³. Em solução aquosa se comporta como uma base transformando-se num íon amônio, NH4+, com um átomo de hidrogênio em cada vértice do tetraédro:
História
A amônia foi reconhecida como refrigerante em 1860 quando o francês Ferdinand Carre criou um sistema de refrigeração do tipo “absorção”, onde se utilizava o amoníaco como refrigerante e a água como agente de absorção. Aproximadamente uma década depois, o americano David Byle desenvolveu um compressor que se podia usar com amoníaco.
Ambas estas técnicas se vieram a desenvolver posteriormente, sendo que a estrutura básica do compressor elaborada em1870 ainda se utiliza e está diretamente relacionada com a refrigeração atual do amoníaco.
É de salientar que a amônia foi substituído pelos cloro-fluorcarbonetos (CFCs) nos anos trinta do século XX, pois o seu destino era outro. Servia para o combate, nomeadamente na fabricação de armas e explosivos. Mais recentemente voltou a ganhar “o papel principal” nos processos de arrefecimento,