Aminoácidos e proteinas
Características Gerais dos Amino Ácidos: São as unidades fundamentais das PROTEÍNAS
Todas as proteínas são formadas a PARTIR da ligação em seqüência com 20 tipos de aminoácidos
Existem, além destes 20 tipos de aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas Estrutura Química Geral Os 20 tipos de aminoácidos possuem características estruturais em comum, tais COMO: A presença de um carbono CENTRAL α (alfa), quase sempre assimétrico; nas proteínas encontramos apenas "L" aminoácidos.
Ligados a este carbono central, um grupamento CARBOXILA, um grupamento AMINA e um átomo de hidrogênio;
O quarto ligante é um radical chamado genericamente de "R", responsável pela diferenciação entre os 20 AA. É a cadeia lateral dos AA.
É o radical "R" quem define uma série de características dos AA, tais COMO polaridade e grau de ionização em solução aquosa.
É a polaridade do radical "R" que PERMITE a classificação dos aminoácidos em classes: AMINO ACIDOS ESSENCIAIS: são aqueles que não são sintetizados pelos humanos, e devem ser absorvidos diariamente através dos alimentos. fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina As proteínas são moléculas constituídas por aminoácidos, de centenas a milhares destes, que se ligam um a um para formar a estrutura de macromolécula da proteína. Para entender melhor, IMAGINE um certo número de indivíduos, que se ligam pelas mãos, para formar uma imensa cadeia de pessoas. Nesta analogia, cada pessoa seria um aminoácido (diferente um do outro), e a cadeia como um todo seria a molécula da proteína.
AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS
Aminoácidos podem ser entendidos separadamente, ou ligados a proteínas. Após ligação à proteína, ocorre uma pequena modificação em sua composição, a perda de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (perda de água após realização da ligação peptídica), e a mudança de função