Aminoácidos e proteínas
e potencial de ionização
AMINOÁCIDOS e PROTEÍNAS
Aminoácidos
São as unidades fundamentais das proteínas.
A maioria consiste de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, mas 2 aminoácidos contém enxofre (cisteína e metionina) e um selênio (selenocisteína).
As proteínas são formadas a partir da ligação em sequência de apenas 20 aminoácidos.
No entanto, existem alguns aminoácidos especiais que só aparecem em alguns tipos de proteínas.
Aminoácidos
Todos os aminoácidos que ocorrem proteínas possuem a forma L.
Os resíduos de D-aminoácidos são componentes de alguns polipeptídeos bacterianos curtos (n < 20)
Aminoácidos – Ligação Peptídica
Os aminoácidos são unidos através de ligações peptídicas ligação entre o C do grupo carboxílico de um aminoácido com o N do grupo amino do outro aminoácido com a eliminação de água.
Polipeptídeos
Peptídeo união de um pequeno número de aminoácidos. Oligopeptídeo união de até 10 aminoácidos. Polipeptídeo união de 10 a 50 aminoácidos. Proteína quando o número de aminoácidos for superior a 50.
Aminoácidos
Peptídeos (poliaminoácidos)
Proteínas (polipeptídeos)
Proteínas
Proteínas são macromoléculas complexas, compostas de aminoácidos. São os constituintes básicos da vida e necessárias para os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.
Nos animais, correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.
Proteínas
A importância das proteínas está relacionada com suas funções no organismo. Todas as enzimas conhecidas são proteínas. Muitas vezes, elas existem em pequenas quantidades. Estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios.
Classificação das Proteínas
Quanto a Composição:
Proteínas Simples ou