relatorio fisica
Dilatação térmica
Juan Barbosa Ribeiro
Lucas Gonçalves Osava
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ
Número de matrícula: 201301915017 201301031551
RESUMO
Este experimento tem como fundamento básico encontrar o coeficiente de dilatação de diferentes materiais, analisando as deformações decorrentes da variação de temperatura em barras de: latão, cobre e ferro. Foi constatado que cada material possui um coeficiente de dilatação específico e que, esta dilatação se inicia para cada material à uma determinada temperatura.
INTRODUÇÃO
A temperatura de um corpo está relacionada à agitação de suas moléculas, dessa forma, podemos dizer que se há aumento de temperatura há também o aumento da agitação térmica das moléculas do corpo. O aumento da agitação das moléculas ocasiona um aumento da distância média entre elas, ocorrendo uma dilatação do corpo. Ao aumentar a temperatura de um corpo, colabora para uma dilatação desse corpo, sendo que essa dilatação ocorre de maneira volumétrica, porém devido a cada corpo possuir dimensões diferentes podemos dizer que dependendo, essa dilatação pode ser dividida em: dilatação linear, dilatação superficial e dilatação volumétrica, o que nos fará perceber qual o tipo de dilatação que o corpo sofrerá devemos analisar as dimensões; comprimento, largura e altura, pois as vezes algumas dessas dimensões sofrem alterações tão ínfimas que podem ser desconsideradas ocasionando a dilatação linear e dilatação superficial.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Dilatação Linear:
Um corpo sólido, submetido à ação do calor, apresenta alterações em suas dimensões a medida que sua temperatura varia. A dilatação segundo uma dimensão é denominada dilatação linear. Um bom exemplo é o espaço deixado entre os trilhos de uma linha férrea. Caso este espaço não existisse, os trilhos iriam se deformar, pois apesar da dilatação ser muito pequena, quando comparada ao