Islamismo, Xiismo, Alcorão
Mantendo sua ênfase em um monoteísmo intransigente e uma aderência estrita a determinadas práticas religiosas essenciais, a religião revelada pelo profeta Maomé (Muhammad S.A.A.S*) a um grupo pequeno de seguidores, expandiu rapidamente através do Oriente Médio, África, Europa, ao subcontinente indiano, à Península da Malásia e a China. A vasta variedade de raças e culturas abraçadas pelo Islã produziu diversidades internas importantes, mas não impediu que todos os segmentos da sociedade muçulmana, sejam acolhidos por uma fé em comum e pela sensação de pertencer a uma única comunidade.
2 ISLAMISMO
A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. A religião mulçumana é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus: Alá.
Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região atual, Arábia Saudita.
2.1 Vida do profeta Maomé
Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões. Aos 40 anos de idade, de acordo com a tradição, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existência de um único Deus. A partir deste momento, começa sua fase de pregação da doutrina monoteísta, porém encontra grande resistência e oposição. As tribos árabes seguiam até então uma religião politeísta, com a existência de vários deuses tribais.
Maomé começou a ser perseguido e teve que emigrar para a cidade de Medina no ano de 622. Este acontecimento é conhecido como Hégira e marca o início do calendário muçulmano.
Em Medina, Maomé é bem acolhido e reconhecido como líder religioso. Consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e