O Arcadismo no Brasil
O ouro do Brasil estava concentrado em Minas Gerais. Com isso, um grupo de poetas, juntamente com Tiradentes, lutavam para que o ouro não ficasse só em Minas e sim no Brasil. Esse grupo de poetas, através de poesias, faziam denúncias das coisas erradas que estavam acontecendo no Brasil, usando pseudônimos para não serem descobertos. Depois de algum tempo, foram presos. No enfrentamento, para que não morressem todos, Tiradentes assumiu a culpa e foi morto, esquartejado. Os outros poetas, uns foram levados para fora do Brasil, outros foram presos e encontrados mortos, como Cláudio Manuel da Costa.
Tomás Antônio Gonzaga
Tomás Antônio Gonzaga era poeta e participou do Arcadismo Brasileiro com duas grandes obras: “Marília de Dirceu” e “Cartas Chilenas”.
Envolvido na Conjuração Mineira, foi preso, depois solto. Apaixonado, não podia declarar o seu amor, pois era um pouco mais velho que a amada. Com isso, ele começou a escrever “Marília de Dirceu” – livro dividido em 2 momentos: Tomás em liberdade e, em outro, preso – com o uso de pseudônimos.
O livro intitulado “Cartas Chilenas”, apesar do nome, não são cartas. É formado por 13 poesias de cunho satíricas. Essas poesias eram escritas de forma anônima, criticando os mandos e desmandos do governador de Minas Gerais, até então na época, o centro da riqueza.
Exercícios
01. Em relação ao Arcadismo no Brasil, podemos destacar:
a) o uso de pseudônimos.
b) a influência do Barroco.
c) cartas de cunho satíricas.
d) o reconhecimento das pessoas que escreviam essas poesias.
e) a relação entre os centros urbanos e a periferia.
Resposta: Letra (A). Para não serem descobertos, os poetas usavam de pseudônimos.
02. Sobre o Arcadismo brasileiro, assinale a única alternativa incorreta.
a) os poetas árcades uns foram levados para fora do Brasil, outros foram presos e encontrados mortos, como Cláudio Manuel da Costa.
b) Tomás Antônio Gonzaga era poeta e participou do