ISLAMISMO
A religião muçulmana é monoteísta, ou seja, acredita na existência de somente um Deus este sendo Alá ou Allah, criada pelo profeta Maomé a doutrina muçulmana foi fundada na região da Arábia Saudita.
A palavra ‘islã’ significa submeter-se e exprime a obediência á lei e a vontade de Alá, tem aproximadamente 1500 anos, é tão antiga quanto o cristianismo, o islamismo tem ¼ da população convertido em sua crença. É a religião que abriga todas as raças e todas as línguas.
Os muçulmanos crêem em um único Deus, nos profetas que que trouxeram as revelações de Deus estes sendo: Adão, Noé, Abrão, Ismael, Isaac, Jacó, José, Jó, Moisés, Arão, Davi, Salomão, Elias, Jonas, João Batista e Jesus Cristo. O ultimo profeta de Deus é Mohammad (Maomé), que revelou as verdades por intermédio do anjo Gabriel.
Nascido em Meca, Mohammad, durante anos viajara como mercador pelas rotas do deserto Saarinos, casou-se com uma viúva rica Cadija o que lhe permitiu um bom patrimônio, somente aos 40 anos teve por fim uma revelação do Arcanjo Gabriel que o fez ver que Deus o tinha escolhido como mensageiro, dedicando-se então Mohammad se retirou para uma gruta no Monte Hira, dedicando-se a pregar a boa nova, só havia um deus e esse era Alá.
A escolha dele como “apostolo de Alá” deu-se sobre duas formas: uma intelectual e outra emocional. A revelação fez dele redator da escritura sagrada do Alcorão ou Corão, trazida a ele por um anjo. Mohammad confiou sua visão a sua mulher Cadija, tornando-se a sua primeira seguidora. Como a maioria dos profetas demorou para ser bem aceito na sua cidade, o ponto de discórdia foi justamente a condenação dele a adoração de ídolos, as tribos árabes seguiam ate então uma religião politeísta, Mohammad foi perseguido e teve que migrar ate Medina, este acontecimento marca o inicio do calendário muçulmano, em Medina Mohammad é reconhecido como líder religioso, consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e implanta assim a religião islã,