Aminoacidos e cultura
Profa: Fernanda Mitidieri
OS AMINOÁCIDOS DESEMPENHAM DIVERSAS FUNÇÕES COMO:
# Formar as proteínas; # Participar do Ciclo da Uréia; # Neurotransmissão; # Biossíntese de porfirinas, purinas, pirimidinas;
Profa: Fernanda Mitidieri
# Existem mais de 300 aminoácidos sendo que apenas 20 constituem as unidades monoméricas das proteínas. # Estes aminoácidos são conhecidos como aminoácidos comuns, padrões ou primários. # Algumas proteínas contêm aminoácidos adicionais que surgem de modificações em um aminoácido já presente em um peptídeo. Estes aminoácidos são conhecidos como aminoácidos incomuns.
Profa: Fernanda Mitidieri
# A estrutura geral dos aminoácidos envolve um grupo amina e um grupo carboxila, ambos ligados ao carbono (o primeiro depois do grupo carboxila). O carbono também é ligado a um hidrogênio e a uma cadeia lateral que é representada pela letra R (radical). O radical determina a identidade de um aminoácido específico.
Profa: Fernanda Mitidieri
Em todos os aminoácidos padrões (com exceção da glicina), o carbono é assimétrico (ligado a quatro grupos diferentes).
glicina
Profa: Fernanda Mitidieri
Em soluções aquosas, os aminoácidos estão ionizados, tendo uma carga negativa (no grupo carboxila) e uma carga positiva (no grupo amino).
Os aminoácidos sem grupos carregados em suas cadeias laterais existem em soluções neutras como zwitterions (anfóteros) com nenhuma carga líquida.
Profa: Fernanda Mitidieri
OBS: Zwitterions são moléculas que contêm um número igual de grupos ionizáveis de carga oposta e que, portanto, não têm nenhuma carga final. A estrutura abaixo não existe em solução aquosa, porque em qualquer pH suficientemente baixo para protonar o grupo carboxila, o grupo amino seria também protonado. Da mesma forma, em qualquer pH suficientemente alto para que se predomine um grupo amino não-carregado, um grupo carboxila estará presente como R-COO-.
Profa: Fernanda Mitidieri
Abreviaturas e