Americanas.com
INTRODUÇÃO: A Administração Financeira e Orçamentária pertence ao campo de finanças. Este campo de estudo é amplo e dinâmico podendo ser definido como a parte da ciência responsável pela administração de recursos financeiros de indivíduos e organizações, no qual o processo de transferência de fundos constitui- se na parte central do tema (Gitman, 1997). A partir das oportunidades de carreiras profissionais em finanças, Gitman (1997) e Gitman e Madura (2003) segmentam esse campo em dois setores: serviços financeiros e administração financeira ou finanças da empresa. Deve ser registrado que Brigham, Gapenski e Ehrhardt (2001); Bigham e Houston (1999); Weston e Brigham ( 2000) segmentam em três setores: mercado monetário e de capitais investimentos; e administração financeira sendo que dois primeiros correspondem ao setor de serviços financeiros de Gitman e Gitman e Madura.
DESENVOLVIMENTO:
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.
Tal área administrativa, pode ser considerada como o “sangue” ou a gasolina da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando o “oxigênio” ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que