Ambientes e práticas comunicacionais
Ambientes e práticas comunicacionais
Como o visto nos textos propostos, o acesso à informação é um direito garantido pela Constituição Federal, que garante ao indivíduo e ao coletivo o exercício da cidadania e da democracia.
Neste sentido também de acordo com Oliveira:
"(...) o direito à informação é uma das bases para a participação cidadã, para a inserção social, sendo um dos alicerces do estado democrático. (...) pois sem informação e transparência, o cidadão tem dificuldades para exercer seu poder de participação e representação. (...) a comunidade escolar como um todo possui o direito e o dever de tornar públicas as informações relevantes de interesse coletivo. (p. 5)"
Para garantirmos esse direito à comunidade escolar do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil de Cocalinho, além de utilizarmos de uma linguagem apropriada para nosso público procuramos utilizar de meios acessíveis a situação cultural e financeira dos envolvidos.
Os ambientes comunicacionais que utilizamos vão desde os ambientes virtuais, onde utilizamos dos meios como criar páginas em redes sociais, facebook da Creche, e seu próprio E-mail. Assim também como o próprio ambiente escolar, onde empregamos os meios da comunicação diária através da fala direta com os envolvidos, as próprias paredes e muros da entidade, que através dos meios de disponibilizar cartazes, murais, avisos, entre outras. E por fim, lançamos mãos dos meios tecnológicos digitais, que utilizamos no interior da creche para divulgar, propagar e disponibilizar informações ou conteúdos didáticos a comunidade escolar, (família, profissionais e alunos), como a televisão, o micro system, projetor de imagens, telefone, etc.
As práticas comunicacionais que mais utilizamos são os bilhetinhos nas agendas, os cartazes nas paredes e muros, os telefonemas aos interessados e a comunicação direta entre locutor e o interlocutor.
Assim sendo as práticas comunicacionais são muito utilizadas