Comunicação
NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
107
COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
INTRODUÇÃO
A formação do campo teórico de comunicação organizacional no Brasil está fortemente ligada às questões do fator trabalho. As relações entre trabalhadores1 e organizações2, principalmente as privadas, apresentam-se como tema de diversos estudos e investigações por parte de pesquisadores e interessados nos estudos que compreendem a comunicação nas/das organizações.
Especialmente no tocante à formulação de planos e estratégias, com o propósito principal de contribuir para o alcance de objetivos e metas administrativas e de gestão organizacional, a comunicação, sob o olhar deste campo de estudos, tem sido compreendida como uma ferramenta possível de construir uma relação amistosa entre trabalhadores e organizações. Relação essa que tenciona, por parte dos estrategistas organizacionais, promover a anuência dos trabalhadores em relação, prioritariamente, às necessidades e interesses organizacionais.
Tal processo planejado de persuasão e convencimento tem sido intitulado de “comunicação interna” pelos principais estudiosos brasileiros em comunicação organizacional e integra ações e instrumentos comunicacionais diversos. Em consonância com as políticas de recursos humanos das organizações, os estrategistas organizacionais desenvolvem elaborados planos que
* Graduada em comunicação social com habilitação em relações públicas pela Unesp, especialista pelo
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp), do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na mesma instituição e docente do curso de relações públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
1
Entende-se “trabalhadores” neste artigo como qualquer pessoa que disponha de sua mão-de-obra para