mini projeto
Os problemas sociais sempre precisam de boas intenções e boas idéias. Mas só isso não basta para construir um mundo melhor. É necessário também agir de acordo. Por isso, no ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) teve a idéia de propor objetivos a serem alcançados por todos os países. Eles deveriam refletir a visão de um mundo melhor para todos, e foram chamados de Objetivos do Milênio. Vejam quais são.
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome. No Brasil, 8,5% da população esta em situação de extreme pobreza. Isso significa que, em cada grupo de mil brasileiros, 85 vivem em uma família onde cada um vive com menos do que R$ 70,00 por mês.
2. Atingir o ensino básico universal. O Brasil está aperfeiçoando sua educação, mas precisa melhorar muito. O número de crianças que repetem de ano, que desistem ou simplesmente não vão a escola é muito alto. 1 em cada 10 brasileiros com 15 anos ou mais não sabem ler.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher. Você pode não saber disso, mas homens e mulheres no Brasil não recebem as mesmas oportunidades. As mulheres brasileiras, em geral, recebem salários menores do que os dos homens. Parte desse problema é o preconceito.
4. Reduzir a mortalidade infantil. Estamos indo muito bem na direção de cumprir essa meta da ONU. O Brasil vem reduzindo bastante a sua taxa de mortalidade infantil com campanhas de vacinação, aleitamento materno, saneamento e outras medidas. Os dados do IBGE sugerem que vamos cumprir o quarto Objetivo do Milênio até 2015.
5. Melhorar a saúde materna. É muito importante garantir que a gravidez seja uma época feliz e saudável na vida de toda mulher. Nosso país ainda enfrenta problemas em relação à saúde das mães e da idade na qual as mulheres engravidam. A gravidez na adolescência ainda preocupa.
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças. A saúde pública tem melhorado bastante no Brasil com programas de vacinação e prevenção de