Liderança
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES
Felipe Zilles Castiglia1
Orientadora: Prof. Dra. Nancy Malschitzky2
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo, através de um estudo de caso realizado em uma grande organização da área de saúde, na região de Curitiba, apontar, analisar e interrelacionar a influência (1) da cultura organizacional e suas sub-culturas, e (2) dos estilos de liderança e suas características no processo comunicacional no interior desta organização.
Palavras-chave: comunicação, estilos de liderança, cultura organizacional, problemas de comunicação. 1
Aluno do 3.º ano de Administração da FAE – Business School e do 4.º ano de Psicologia da Universidade
Federal do Paraná.
2
Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professora da FAE –
Business School.
INTRODUÇÃO
Os sentimentos, os comportamentos, as ações, os pensamentos, os desejos, a cultura, têm em comum a necessidade de expressão para se tornarem “reais” e com esse fim recorrem à comunicação.
No interior das organizações é muito difícil e encontrar uma tarefa que não tenha qualquer ligação com a comunicação. Ordens são transmitidas, memorandos escritos, palestras assistidas, missões, metas e objetivos desenvolvidos e avaliações feitas com bases na comunicação.
Assim, um trabalho cujo foco está na comunicação organizacional, revela-se com grande importância prática, pois um melhor entendimento dos influenciadores do processo comunicacional no interior das empresas melhora o entendimento, eleva a eficiência, aumenta a satisfação e gera aumento na qualidade de todas as relações interpessoais.
Ademais uma pesquisa assim centrada ganha importância, não só para as organizações, mas para toda a sociedade, visto que os problemas comunicacionais presentes nas organizações refletem e são reflexos da sociedade.
Com intuito de fazer uma análise da influência dos estilos de