Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA's)
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (ou somente AVAs), são tipos de locais ou ambientes virtuais, em que os curso à distância ou semipresenciais acontecem. São conjuntos de elementos tecnológicos e ferramentas para o aprendizado através de plataformas e softwares que acompanham atentamente o discente. Os AVAs também podem ser utilizados em aulas presenciais, o que possibilita a melhor interatividade, comunicação e entendimento dos participantes, já que a troca de informações é facilitada.
Entre as suas funções, o AVA pode ser usado para: acessar conteúdos e atividades do curso; realizar atividades planejadas para ajudar no desenvolvimento da aprendizagem ativa; interagir com os colegas virtuais trocando ideias, debatendo ou colaborando com seus trabalhos; interagir com o professor tutor; acompanhar sua trajetória através do relatório de atividades.
2 HISTÓRICO A educação a distância surgiu no Brasil em 1904, utilizando correspondências para trocar informações. Iniciaram a partir de instituições privadas profissionalização em áreas técnicas. O Instituto Rádio Monitor, em 1939, o Instituto Universal Brasileiro, em 1941 e outras organizações atenderam vários estudantes.
Em 1970 os cursos iniciaram o uso da tele educação através de aulas via satélite, e em 1990 as Instituições de Ensino Superior do Brasil, começando a dar importância para as instituições de educação à distância, com o uso de Tecnologias da Comunicação e Informação. Em 1995 a internet se expandiu no ambiente universitário, junto a novas tecnologias, impulsionando o crescimento desta modalidade de educação.
Em seguida, foi aprovada uma legislação específica para educação a distância, com a promulgação da lei de diretrizes e bases da educação (Lei n°9.394, de 20/12/1996 no artigo 80 que estabelece a EAD para todos os níveis e modalidades de ensino.
3 OBJETIVOS GERAIS
Os ambientes virtuais de aprendizagem tem como principal objetivo a organização de recursos para que o ensino à