resumo e análise crítica da norma NBR ISO 14001:2004
TEMA
Trata-se do projeto para a produção de seu novo Jetta, onde a Volkswagen voltou-se para uma combinação de plantas internacionais e fornecedores externos para produzir partes do novo motor e conjuntos de eixos do carro.
RESUMO
A Volkswagen Mexico Components (VW México) ganhou uma licitação para produzir vários componentes, incluindo os eixos dianteiros e montagem dos módulos laterais. A equipe da fábrica VW México tinha 21 meses e um orçamento de US$ 3,3 milhões (EUA) para projetar e instalar a linha de montagem e começar a produção em massa de peças, não sendo possível qualquer alteração no projeto, para não aumentar o custo.
A produção do eixo dianteiro e a montagem do módulo lateral foram supervisionadas por um Project Management Professional (PMP®) e o projeto foi um dos primeiros a ser gerenciado pelo escritório de projeto da VW México, o qual forneceu supervisão a todo o portfólio de programas e projetos da produção de componentes do Jetta.
Devido a seleção de um novo fornecedor para o projeto, enquanto o processo de aquisição de equipamentos estava em andamento, resultou num atraso de 2 meses na aquisição das linhas de montagem.
A equipe VW México, utilizou processos de gestão padrão, descrito em Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), para completar o projeto de linha de montagem dentro do prazo e orçamento. Para supervisionar o projeto complexo, um escritório de projetos (PMO) foi estabelecido, sendo responsável por monitorar e controlar o orçamento global e cronograma para os projetos relacionados ao Jetta.
O gerente de projeto, apoiado por um membro do departamento de planejamento, desenvolveu uma estrutura analítica do projeto (EAP) e linha do tempo detalhada para o projeto global. A EAP serviu como um roteiro para cada fase do projeto.
Desde a iniciação até o fechamento, o projeto foi dividido em cinco fases, com