Emigração e Imigração
Objetivos da imigração para Londres
Os brasileiros que participaram do levantamento em Londres apontaram várias razões para sua vinda a Londres, como por exemplo, “garantir um futuro melhor no Brasil; para dar uma vida melhor a meus filhos; para levar uma vida digna; para conseguir aqui o que não pude conseguir no meu país”, ou “para tentar vida nova”. Contudo, muitos dos participantes apontaram mais de uma razão.
Assim, a codificação das respostas revelou que por volta de 25% dos pesquisados tinham vindo a Londres para estudar e trabalhar. Outros 24% tinham vindo para trabalhar e poupar, para, subsequentemente, poder investir em algo no Brasil (propriedade, negócio, educação dos filhos). Quase 21% tinham vindo com a intenção de ficar em Londres para sempre ou para buscar uma vida melhor, e 16% tinham vindo com o objetivo explícito de estudar a língua inglesa. Cerca de 8% declararam outros objetivos e, ainda, 6% não responderam.
Trabalhando em Londres
Assim como outros grupos de imigrantes, os brasileiros no exterior em geral obtêm trabalhos que pouco tem a ver com o que faziam no Brasil. Muitos dos que alcançaram educação de nível superior na terra natal obtêm apenas trabalhos de baixa qualificação ou que não exigem qualificação alguma. Isso decorre, em grande parte, das restrições impostas pelo visto, mas também pela falta de conhecimento da língua do país.
Do mesmo modo, o levantamento em Londres mostrou que os brasileiros obtinham trabalhos que exigem pouca ou nenhuma qualificação, embora dois tipos de trabalho predominem. Dos pesquisados, 33% trabalhavam na limpeza (de escritórios e de residências), ao passo que 25% trabalhavam em hotéis, bares e restaurantes. Outros trabalhos mencionados foram os de motorista de entrega (10%) e construção (9%). Uma minoria (13%) trabalhava em estética pessoal, vendas, escritório, havendo também costureiras, instrutor de natação, operária de fábrica e dono de negócio. A absoluta maioria dos