Emigração e Imigração nos Açores
É o abandono ou saída do lugar onde uma pessoa vive, com o objetivo desta se deslocar para outro país ou ilha.
Imagem Emigração
As causas que levam uma pessoa a emigrar são (em geral):
Condições políticas desfavoráveis;
Situação económica precária;
Guerras ou perseguições religiosas;
Questões de foro pessoas (procura de melhores opurtunidades de emprego, procura de melhores condições de vida, motivos de doença, mudança para a terra natal de um familiar, etc).
Emigração em Portugal
Em geral, o povo lusitano teve sempre no seu índice histórico um ponto dedicado aos pontos migratórios, tendo Portugal e os seus aruipélagos em tempos sido apenas uma “ porta de saída” para a população. A população portuguesa sempre deixou o país sob forma consciente e por motivos coerentes, nomeadamento por o país não satisfazer as necessidades dos portugueses
Emigração ao longo dos séculos em Portugal
Séc. XV- época da exploração marítima e dos descobrimentos, que levou os portugueses a emigrar para zonas como Ceuta, Tânger, Alcácer, Safim, Azamour,
Mazagão, Goa, Damão, Cochim, etc. mais tarde os habitantes do continente começaram também a dirigir-se para os arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Séc. XVI- os portugueses invadiram parte do Oriente, estabelecendo-se em zonas como o Japão, Indonésia,
Bengala, China e Timor. Para além disto os portugueses chegaram também ao continente americano assim como a outros países europeus.
Séc. XVII &XVIII- foi neste século que os portugueses elegeram o Brasil como sendo o principal destino da emigração, em grande parte devido à exploração mineira que garantia muitos postos de trabalho. Os arquipélagos viram grande parte da sua população dirigir-se para este país latino.
Séc. XIX- neste período a emigração para África e
Espanha foi a que se destacou.
Séc. XX- as grandes guerras foram a principal razão
para