Trabalho de geografia: migração, imigração e emigração
LEONARDO MACHADO
TRABALHO DE GEOGRAFIA: MIGRAÇÃO, IMIGRAÇÃO e EMIGRAÇÃO
SÃO JOSÉ, MARÇO 2013.
FICHAMENTO: Pesquisa sobre o que é migração, imigração, emigração, migração rural, migração pendular e migração interna.
Palavras chaves: Migração, Imigração, Emigração.
Resumo
O estudo pretende abordar assuntos relacionados aos temas de migração, imigração, emigração, migração rural, migração pendular e migração interna. No item 1 é apresentado o tema migração, onde percebe-se que toda a mudança de pessoas para qualquer o lugar é uma migração, sendo que, pode-se definir nomenclaturas específicas para cada tipo de migração. As migrações dentro de um país podem ser definidas como: Migração rural, migração pendular ou migração interna apresentadas nos itens 1.1, 1.2 e 1.3. Nos itens 2 e 3 são apresentados respectivamente imigração e emigração, que são migrações de pessoas entre países, onde imigração é a entrada de pessoas nos países e emigração é a saída de pessoas dos países.
1. Migração
De acordo com o minidicionário da língua portuguesa de Silveira Bueno, migração significa a passagem de um país para outro (falando-se de um povo ou de grande multidão de gente); viagens periódicas ou irregulares, feitas por certas espécies de animais; mudança de lugar, ou seja, mudar ou passar de um lugar para outro. O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante. Emigrante é a pessoa que deixa (sai) um lugar de origem com destino a outro lugar. O imigrante é o indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver. Os fluxos migratórios podem ser desencadeados por diversos fatores.