TRABALHO
Fenómenos migratórios
Migração noção
A migração é o movimento de entrada ou saída de indivíduos em países diferentes ou dentro de um mesmo país (de um estado para o outro, de uma cidade para a outra, etc).
Podem ocorrer as seguintes deslocações:
A Imigração é o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário, e com a intenção de trabalho ou residência, de pessoas de um país para outro.
A Emigração é a saída de um determinado país para outro país por um determinado período de tempo, seja ele permanente ou temporário.
Existem várias causas que levam as pessoas a migrarem, onde destacamos as causas económicas, Naturais, Turísticas, Laborais, Bélicas, Políticas, Étnicas, Religiosas e Culturais. Mas a que leva as pessoas provavelmente a migrarem e a causa Económica porque e quase sempre resultante da diferença de desenvolvimento socioeconómico entre países ou entre regiões. Quase sempre, nestes casos, os indivíduos migram porque querem assegurar noutros locais um melhor nível de vida, onde os salários são mais elevados, as condições de trabalho menos pesadas, onde a assistência social é mais eficaz, enfim, vão para onde pensam ir encontrar uma vida mais agradável. Como por exemplo, ir trabalhar para a Alemanha, pois dum modo geral, os salários lá, são mais elevados.
O processo migratório tem vindo a ser acelerar pelo contexto de globalização que caracteriza as sociedades actuais, pois a rápida circulação de informação e a instituição de redes de trafico e de transporte de migrantes facilitam a deslocação das populações.
A integração social e cultural dos migrantes
A diversidade étnica na sociedade portuguesa-
Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_em_Portugal http://economico.sapo.pt/noticias/63-da-populacao-portuguesa-e-imigrante_157596.html http://www.infoescola.com/geografia/imigracao-e-emigracao/