Capitalismo
O sistema que influencia as atividades das pessoas é o capitalismo, responsável pela principal mudança do mundo que temos hoje.
Esse sistema, no pensamento de muitos, fora considerado caótico e desigual, por causa da constante mudança e desenvolvimento da sociedade (lembrando que essa foi uma criação do próprio homem).
Vamos lembrar um pouco do passado, onde as sociedades viviam em um sistema de cooperativismo, ajudando umas as outras e não existia o comercio. Esse modo de vida, nos dias de hoje, não funcionaria muito bem, convenhamos.
O capitalismo transformou nossas vidas, dando-nos conforto, praticidade e podemos dizer também, qualidade de vida. Quem não gosta de um conforto da tecnologia em nosso dia a dia?
Nós somos produtos do meio, onde vivemos e agimos conforme as “regras” sociais e se não fizermos tudo conforme “mandam”, somos considerados indivíduos desviantes. Vocês devem estar pensando, o que o capitalismo tem a ver com isso?
Bom, com esse novo sistema, a conduta e pensamento das pessoas mudaram, pois, o dinheiro subiu a cabeça, ou seja, pensamos em um conforto proporcionado pelo sistema, acima de tudo. E não precisa necessariamente ser assim. Podemos ter o que queremos, porém sendo racionais. Estamos consumindo compulsoriamente, sem necessidade alguma. O que ocasiona uma desigualdade...
Vivemos em um mundo totalmente oposto ao da época em que se passa o filme o Último Samurai.
O Japão estava passando por mudanças e fora obrigado pelos Estados Unidos a “abrir” um comércio internacional (começando assim, o capitalismo). Porém, ao longo da história, samurais, guerreiros tradicionais japoneses, vão contra esse regime (capitalismo), porque acreditam que os costumes e tradições são mais importantes que as tecnologias.
Nossos pensamentos são contrários aos dos samurais. “Deixamos” de lado nossos costumes e tradições, para viver em um mundo cheio de tecnologias, baseado no consumo e na “futilidade”. Com a inclusão da tecnologia existe