Identificando oportunidades
Objetivos do Tema
A importância da ideia na atividade empreendedora. A importância da oportunidade na atividade empreendedora. Que é desejável que o empreendedor tenha conhecimento na área que pretende abrir o seu negócio. Algumas características peculiares a todo empreendedor.
RESUMO DO TEMA
Considerando que o país vive uma onda muito boa de desenvolvimento e crescimento, embora boa parte da economia mundial não esteja boa, as oportunidades sempre estão surgindo, basta o empreendedor ter o seu “radar” ligado e apurado às favorabilidades na abertura de novos negócios.
A importância da diferenciação entre ideia e oportunidade deve ter ficado claro a você, porém, cumpre lembrar: uma boa ideia se não analisada, questionada, estudada e viabilizada se tornará apenas um sonho que não se realiza, pois o que importa mesmo é todo o trabalho de verificar, mercadologicamente falando, a viabilidade da proposta. A grande maioria dos profissionais empregados, assalariados, tem, no seu íntimo, a vontade de montar e constituir o seu próprio negócio, mas de nada adianta ter uma boa ideia se o empreendedor não procurar informações que determinem se o negócio deve ou não ser constituído. É o que Dornelas (2008) menciona: “uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado”. Então, a frase “mal explorado” gera uma oportunidade ao empreendedor que está com o “radar” bem apurado, ou seja, com seu conhecimento (expertise) da área referente a oportunidade em questão e, com um pouco de conhecimento em administração, particularmente em Administração Mercadológica (Marketing), ele irá desenvolver uma série de levantamentos e análises, procurando determinar a viabilidade do negócio.
Logo, conclui-se que a oportunidade está muito vinculada à ideia, que pode ser inédita ou não. A grande questão é fazer acontecer