Ambiental
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ALEX FRANCISCO DE LIMA, carlos eduardo borges barbosa
IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DE UM SGA
Anápolis
2012
ALEX FRANCISCO DE LIMA, carlos eduardo borges barbosa
IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DE UM SGA
Relatório apresentado para obtenção de nota da 1º V.A disciplina sistema de gestão ambiental e certificação do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Professor (a): Lessio Kyldare
Anápolis
2012
RESUMO
As mudanças ocorridas na sociedade, principalmente na maneira de enxergar o meio ambiente, fizeram com que os paradigmas sobre essa relação fossem substituídos por um novo estágio de consciência. Esta nova fase, pela qual a humanidade passa a perceber e ter uma maior responsabilidade com o meio ambiente é derivada da diminuição na qualidade de vida e do nível de degradação que a natureza atingiu ao longo dos anos.
A implantação sistematizada de processos de Gestão Ambiental tem sido uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões. Assim, a gestão ambiental no âmbito das empresas tem significado a implementação de programas voltados para o desenvolvimento de tecnologias, a revisão de processos produtivos, o estudo de ciclo de vida dos produtos e a produção de “produtos verdes”, entre outros, que buscam cumprir imposições legais, aproveitar oportunidades de negócios e investir na imagem institucional.
A evolução das iniciativas ambientais nas organizações trouxe a necessidade de a gestão ambiental ser tratada enquanto sistema. Um SGA – 14001 tem entre seus elementos integrantes uma política ambiental, o estabelecimento de objetivos e metas, o monitoramento e medição de sua eficácia, a correção de problemas associados a implantação do sistema, além de sua analise e revisão como forma de aperfeiçoa-lo, melhorando dessa forma o desempenho ambiental geral.
A ideia de aperfeiçoamento é central para a questão ambiental em