Ambientes não escolares
Educação não formal: Como se educa e quais os objetivos.
Para sabermos como se educa na educação não formal e quais são os seus objetivos, é interessante entender os tipos de modalidades existentes e quais as suas funções. Atualmente existem três modalidades educacionais a formal, informal e a não-formal, ambas exercem papeis muito importantes frente a sociedade, cada um com o seu papel.
Podemos começar pela educação informal, que tem seu primeiro desenvolvimento logo quando nascemos. Ao virmos ao mundo entramos em contato com a sociedade e seus costumes, logo vamos adquirindo os primeiros conhecimentos, que com o tempo vão evoluindo cada vez mais. Essa forma de aprender ocorre de forma espontânea e conforme suas culturas, etnias, religião, etc. Não existe uma pessoa para ensinar tudo que é necessário, mas um aprende com o outro e com o meio de vivência.
A educação formal é um direito de todos e protegida por leis que garantem o acesso e permanência de seus alunos. O aprendizado acontece em espaços adaptados e chamados de “Escola”. Nesse âmbito existem regras, metas, currículo e cronograma. As pessoas que são responsáveis pelo andamento das aulas são os professores.
Já na educação não formal existe também um lugar para os encontros, mas o aprendizado é compartilhado com experiências mutuas e não existe um cronograma já pré-estabelecido, antes há um estudo sobre o que realmente será efetivo para determinado publico e isso ocorre com a participação de todos os envolvidos. Nesses encontros eles buscam trabalhar a coletividade, o trabalho em grupo, tentam construir a visão de mundo e suas perspectivas, busca incentivar a tanto a valorização de uma comunidade como a individual, preparam as pessoas para lidar com as exigências frente à sociedade como, por exemplo, oferecer oficinas profissionalizantes. Além do mercado de trabalho o exercício da educação não formal abrange