Ambientes não escolares
ATPS
6º SEMESTRE
Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
PROFESSOR –
PIRASSUNUNGA - 2015
Educação não formal x educação formal. Intervenção pedagógica em ambientes não escolares.
Segundo o texto como se educa na educação não formal? Ocorre em ambientes não formais, onde há intenção de ensinar e desenvolver aprendizagens. A educação não formal é aquela que se aprende "no mundo da vida", via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas. Há na educação não-formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. Por isso, a educação não-formal situa-se no campo da Pedagogia Social- aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos. A educação não formal tem outros atributos: ela não é, organizada por séries/ idade/conteúdos; atua sobre aspectos pessoal e do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo. Desenvolve e ajuda na construção da identidade coletiva do grupo ela pode colaborar para o desenvolvimento da auto-estima e o fortalecimento de suas próprias capacidades. Fundamenta-se no critério da solidariedade e identificação de interesses comuns e é parte do processo de construção da cidadania coletiva e pública do grupo.
Por tanto a Educação não formal é voltada para o ser humano como todo e não substitui a Educação formal, como a educação escolar. Ela poderá ajudar na complementação dessa última, via programações específicas, articulando a escola e a comunidade educativa localizada no território de entorno da escola. A educação não- formal tem alguns de seus objetivos próximos da educação formal, como a formação de um cidadão pleno.
Quais são os objetivos da educação não formal?
Construir cidadãos éticos, ativos, participativos, com responsabilidade diante do outro e preocupados com o universal e não com particularismos, é uma