Ambientes não escolares
Pedagogia e ambientes não escolares
1- Um das dimensões da educação não formal é a reflexão a respeito das questões sociais, visto que Sua preocupação inicial era a de formar e informar os cidadãos, entendendo que, por meio da cultura e da educação, as pessoas adquiririam noções básicas para participar da vida política, social e cultural da nação. Seu surgimento se deveu a iniciativas sociais que, ao criticar a insuficiência da educação formal, buscaram ofertar, por meio de atividades diversas extracurriculares, a aprendizagem de saberes e fazeres diferenciados (identificados como elementos de socialização, como jogos, música etc., ou mesmo de uma atividade de iniciação à qualificação profissional).
2. Nesta sociedade, embora não seja política das empresas, tampouco da sociedade, a democratização e a disseminação generalizada do conhecimento, as formas de organização do trabalho e os modelos de gestão de pessoas, trazem pressupostos de novas formas de valorização do saber do trabalhador e implicam numa necessidade de qualificação e requalificação constantes, mas nem sempre acessíveis a todos.
Muito embora muitas organizações estejam longe de atingir um estágio de desenvolvimento e ainda encontram-se na era industrial, nas organizações denominadas high tech, para assegurar a capacitação do trabalhador e a conseqüente vantagem competitiva, verificamos um maior investimento no capital intelectual, aquilo que corresponde à somado conhecimento de todos os seus empregados.
Os altos investimentos feitos em equipamentos caros e sofisticados, somados ao baixos níveis de qualificação do trabalhador, à necessidade de melhoria de produtividade e a alta competitividade enfrentada pelo mercado em níveis internacionais, têm levado as empresas a investirem, na formação e qualificação profissionais dos seus empregados.
Ética educação e trabalho
1. A escola é o espaço das interações entre sujeitos em formação, sujeitos que deverão se tornar autônomos e