ambiente
TÉCNICAS PARA RECUPERAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS
BRUNO TOHORU SHIOTANI
GUSTAVO HENRIQUE WARKEN
LUCIO GONÇALVES
MARCELO L. SILVA
TOLEDO
2015
Introdução
Nos últimos anos, pricipalmente em áreas onde existe grande concentração de indústrias ou áreas agrícolas, a questão de contaminação dos solos vem sendo bastante discutida e objeto de grande preocupação.
O direcionamento de possíveis metódos de descontaminação por parte das entidades e órgãos responsáveis deve contar com uma análise de diversos pontos, tais como o conhecimento do tipo de solo, dos agentes contaminantes presentes, os impactos causados e posteriormente a definição de qual método será utilizado.
Portanto, ao longo deste trabalho serão apresentadas algumas formas de descontaminação, suas definições, aplicações e limitações.
Desenvolvimento
Biorremediação Aeróbica
Definição: Uma técnica recente que se dedica em fornecer baixas quantidades de oxigenização aos microorganismos que estão presente no solo contaminado em quetão . Sendo ela uma técnica de in situ1 .
Aplicações: Mais utilizados na contaminação por derivados do petróleo , solventes não clorados, alguns pesticidas , conservante de madeira e entre outros orgânicos.
Limitações:
- A proximidade da superfície do nivel freático , a existência de zonas saturadas , ou a baixa permeabilidade do solo reduzem a eficiência desta técnica. - Pode ocorrer acumulação de vapor em cavidades ne raio de influência dos poços de injeção . O problema pode ser diminuido através da extração de ar na proximidade dessas estruturas . - Teores de umidade extremamente baixos podem limittar a biodegradação e a eficiencia da “bioventing”. - Possível necessidade de monitoramento dos gases libertados . - Temperaturas baixas diminuem a velocidade de descontaminação , embora existam exemplos bem sucedidos de aplicação de técnicas biológicas em climas extremamente frios .
Land