Banner Abacateiro 1
Persea americana
Centro Universitário Nove de Julho
Curso: Farmácia e Bioquímica - Disciplina: Farmacognosia II - 6º A 3
Heleodora C. Machado; Jacqueline B. Campos;
Mauricio L. Andrade; Thais Kiyota;
INTRODUÇÃO
O abacateiro, cujo fruto é o abacate, é uma espécie da família Lauraceae, de nome científico Persea americana M. É uma árvore de grande porte, nativa da América
Central e México, encontrado em todo o Brasil. Possui folhas lustrosas e flores pequenas de um verde esbranquiçado. Os frutos são de casca verde-escuro e polpa cremosa, adocicada, rica em gordura, de cor verde-clara ou amarelada, com uma única semente grande esférica. Prefere solos férteis, úmidos e climas tropicais.
As folhas já adultas devem ser colhidas antes da floração e secas a sombra, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de papel ou de pano. Seu sabor é fracamente adstringente e inodoro. É cultivada tanto pelo sabor de seus frutos, bem como pela planta ornamental (Teske et al, 2001).
As folhas possuem ação diurética, aumentam a secreção de bile pelo fígado, evitam a formação de gases intestinais e estomacais. Estimula o fluxo menstrual (ação atribuída aos flavonóides que o constituem). Relaxa a musculatura lisa brônquica.
O óleo, em virtude da riqueza de vitaminas, apresenta grande utilidade terapêutica, principalmente como anti-raquítico.
OBJETIVO
Este trabalho foi realizado com a finalidade de analisar e comprovar se a droga adquirida são folhas da Persea americana M., conhecido como Abacateiro. Os resultados das análises foram comparados com a literatura técnica e artigos científicos disponíveis comprovado que, as folhas da droga analisada são verdadeiras.
MACROSCOPIA
A folha do abacateiro é simples, elíptica, oval-elíptica, oblonga ou oval-acuminada, de margem inteira, mais ou menos ondulada, semi-coriácea, base assimétrica e ápice agudo; o limbo mede de 8 a 20 cm de comprimento por 4 a 9 cm de largura, e o pecíolo até 5 cm de comprimento por 3 a 9 mm de