Ambiente
O presente trabalho procura mostrar a influência da coleta seletiva de lixo na sociedade. A coleta seletiva é feita através da separação do lixo, através das cores dos recipientes de resíduos que são padronizadas, é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas.
Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.
Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos).
A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Implantando a coleta seletiva temos resultados notáveis tanto ambientais, quanto econômicos e políticos.
1. INTRODUÇÃO
A superpopulação das cidades e o avanço da indústria têm desenvolvido entre os diversos problemas urbanos um excesso de lixo produzido por sociedades. Uma das formas de evitar estes acúmulos é a implantação da coleta seletiva de produtos e materiais que podem ser reaproveitados evitando que polua locais como rios, lagos, terrenos que não são para este fim.
Destinar corretamente os resíduos é uma obrigação de todo cidadão. A responsabilidade de todos não acaba apenas colocando sacos de lixo na porta de casa, e esperar pela coleta da Prefeitura.
As coletas seletivas são realizadas em domicílios urbanos, em organizações comerciais e industriais das comunidades em geral. Normalmente nestas coletas, após operações de triagem e separação de materiais, é iniciado o processo de reciclagem onde é iniciado o processo de recuperação de materiais. É uma ação importante para se preservar o ambiente, mas para que dê resultados, é preciso que toda a sociedade colabore e desenvolva bons