Ambiente Organizacional
As constantes mudanças no ambiente organizacional, social, político, na área tecnológica, no setor produtivo e na área trabalhista, tornou o ambiente de trabalho ideal para o desenvolvimento de doenças do trabalho causadas pelo estresse. Nesse sentido as empresas buscam se destacar desenvolvendo ações voltadas a melhoria do bem estar organizacional.
A preocupação com o bem estar e satisfação dos colaboradores deve ser manifestada pela implementação de programas de relacionamento ligados a fatores como comunicação, cooperação, envolvimento dos empregados, proteção física, estresse dos indivíduos, assistência, estresse, disciplina e conflito. Essas práticas favorecem a manutenção de um clima organizacional que beneficia a todos por preservarem o respeito mútuo, a criatividade, a colaboração e a motivação dos empregados no trabalho (MILKOVICH; BOUDREAU, 2000).
No ambiente organizacional, a qualidade de vida, saúde e ergonomia estudam a melhoria das condições de trabalho relacionadas ao trabalhador e associando à ética da condição humana para melhorar e desenvolver suas tarefas ocupacionais sem prejudicar sua saúde.
A postura ética deve fazer parte das atividades da empresa, considerando o potencial e limites de cada pessoa, devendo controlar os riscos desnecessários no posto de trabalho, nível das relações trabalhistas, carga de trabalho exigida pela empresa na execução das tarefas pelo funcionário, relacionamento e satisfação das pessoas no cotidiano.
Nesse sentido, verifica-se que o ambiente organizacional o local onde as pessoas passam a maioria de seu tempo. Assim, os recursos humanos das empresas têm sido considerados mais