Ambiente digital
• Competitividade no Ambiente Digital
Hoje em dia, metade das grandes empresas morrem a cada 10 anos, só sobrevivem aquelas que estão continuamente aprendendo. Em 1970 a revista Foturne fez uma pesquisa entre as 500 maiores corporações americanas: seus empregados tinham total confiança em suas empresas e 13 anos depois 13 dessas companhias não existem mais.
• Competitividade no Tempo
Nas décadas de 60/70, o que importava éramos custos, já em 70/80 dáva-se uma maior importância a qualidade e na Década de 90 a competitividade passou a ser por tempo de resposta. Nessa etapa o desafio era levar um decisão tomado pela empresa, entenda alta cúpula, para o chão de fábrica no menor tempo possível. Para isso, fez-se necessária uma visão sistêmica integrada e elevado grau de automatismo em processo. Por isso o ERP faz sucesso (integração). Hoje em dia, a TI passou a ser um dos fatores fortes de diferenciação e competitividade das empresas, sendo que, o sucesso empresarial depende da capacidade de aproveitar oportunidades que as novas tecnologias oferecem.
• Principais Desafios
1- Visão Global: o administrador precisa saber os ambientes que envolvem não apenas o seu negócio e sim tudo o que acontece no mundo e envolva o seu setor.
2- Competitividade Global: o administrador que, por exemplo, tem uma empresa de ventilador e ele tem que saber como está a venda de ventilador no Japão, não que ele pense em vender lá fora mas, pode ser que o Japão se interesse pelo Brasil e ele tem que estar preparado.
3- Recursos Globais: os fornecedores também podem não ser mais únicos, eles podem ser globais. O administrador pode não ser exclusivo seu e se você tentar competir com isso pode acabar perdendo o fornecedor.
4- Virtualidade: capacidade de estabelecer uma relação sem contato físico.
Exemplo: compra pela internet
5- Necessidade de transformação radical de alto impacto: o administrador tem