Ambientes digitais: reflexões teóricas e praticas
Registro de Leitura
BRAGA, Denise Bértoli. Ambientes digitais: reflexões teóricas e praticas. São Paulo: Cortez, 2013.
O autor objetiva apresentar/refletir e contextualizar a evolução das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e apontar, de certa forma, as mudanças trazidas pela sociedade da informação, ressaltando a necessidade de conhecer e utilizar cada vez mais à Internet e suas tecnologias.
A priori foi apresentado que é de grande relevância o uso da tecnologia para fins de estudo, pesquisa dentre outros, uma vez que, uma das grandes vantagens da tecnologia digital é precisamente a relação custo benefício. (Braga, 2013, p. 56).
“[...] os gastos envolvidos tradicionalmente no processo de publicação e circulação de textos deixaram de ser um impedimento para a participação das diferentes camadas sociais no processo de divulgação de informações e debate de posições ideológicas’’ (Braga, 2013, p.56).
‘‘Cabe, portanto, aos educadores delinear caminhos que permitam a formação de indivíduos menos ingênuos e mais éticos, para que as possibilidades de circulação na rede sejam exploradas de forma individual e socialmente construtivas’’ (Braga, 2013, p.57).
“A multidisciplinaridade e heterogeneidade das fontes de informação podem tanto favorecer as analises e os contrastes necessários para a reflexão critica, quanto gerar dispersão do leitor e instigar a construção de conhecimentos superficiais sobre uma infinidade de temas (Braga, 2013, p.58).
“ [...] a tecnologia traz para a pratica pedagógica formas mais dinâmicas de implementar modos colaboradores ou reflexivos de aprender’’(Braga, 2013, p.58).
“Resumindo, o fato deve ser digital não garante o caráter de inovação. Não é a incorporação da tecnologia que determina as mudanças nas praticas de ensino, mas sim o tipo de uso que o professor faz das possibilidades e recursos oferecidos pelas TICs’’ (Braga, 2013, p.59).
“[...] há a