arte e tecnologia
O trabalho do arte-educador se intensifica na medida em que se mostra necessário preparar os estudantes para receber as informações veiculadas nos meios de comunicação e que fazem parte do dia a dia das pessoas. A leitura do mundo através dos elementos das artes visuais, ou o entendimento e a capacidade de decodificação dessas imagens estimula uma conscientização tanto no que diz respeito à recepção quanto à produção das mesmas, influenciando toda a comunicação visual.
Os meios de comunicação tendem a ser mais integrada, em especial a internet que pode reunir em uma só mídia elementos de linguagens diversas. Cada meio de comunicação vem adequando sua linguagem para a convergência digital. Texto escrito e falado, música, vídeo, fotografia e ilustrações compõem produtos e apresentam informações onde o usuário pode navegar encontrando diferentes opções. Com o avanço tecnológico as equipes tendem a ser cada vez mais multidisciplinares e as fronteiras entre arte, design e comunicação são cada vez menos definidas.
Esta convergência digital, tão explícita na vida prática, traz para o educador o desafio de acompanhar a linguagem atual unificando conteúdos e proporcionando aos estudantes uma formação ampla e integrada preparando-os para serem emissores e receptores de todos os tipos de mensagens diante das potencialidades das mídias contemporâneas entre o tradicional e o novo.
Em meio às transformações culturais provocadas pelas tecnologias contemporâneas, a arte, como reflexo instantâneo da cultura e ao mesmo