AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
JANNINE CERQUEIRA SANTOS
MARCELA CRISTINA MENDES
NATHALIA CRISTINE SEIÇA RIBERIO
PAMELA MACIEL DA ROCHA
ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA PELAS INDÚSTRIAS
SÃO PAULO
2015
JANNINE CERQUEIRA SANTOS
MARCELA CRISTINA MENDES
NATHALIA CRISTINE SEIÇA RIBERIO
PAMELA MACIEL DA ROCHA
ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA PELAS INDÚSTRIAS
Trabalho apresentado a Faculdades Oswaldo Cruz como parte dos requisitos exigidos para a conclusão parcial do curso de Graduação em Engenharia de Produção.
Orientadora: Dra. Márcia Freire dos Reis Gorny
SÃO PAULO
2015
INTRODUÇÃO
Devido ao fator de globalização e aumento da população, as empresas tiveram que aumentar suas demandas para atender toda uma oferta que só vêm crescendo ao longo do tempo e tornando mais acirrado o fenômeno natural de competitividade. Esse crescimento desordenado e não planejado, principalmente da população, trouxe muitos impactos ambientais entre os quais podemos destacar uma mudança no ciclo da água, que alterou todo o “rumo” das épocas da chuva. O cenário atual de escassez de água no Estado de São Paulo é a verdadeira evidência dessa situação de consumo desenfreado de água e uma mudança nas épocas de chuvas. Este trabalho abordará sobre as estratégias que uma determinada indústria do ramo alimentício estáadotando para reduzir o consumo de água potável, evitando mais danos ambientais e preservando água para as futuras gerações.
O presente manual abrange os processos de tratamento de água (potável e purificada) para uso da indústria, estabelecendo garantia da formalização, padronização e controle no processo de tratamento da água.
1. Tratamento de água
1.1 –Tratamento de água potável
1.1.1 - Poço artesiano
A água captada para o tratamento é oriunda de um poço artesiano, também conhecido como poço tubular profundo. Esse tem por objetivo captar águas subterrâneas através da perfuração de