Ambiental
Durante a visita técnica realizada no dia 09 de Junho, sábado, pelos professores Guilherme (Saúde Ambiental) e Ingrid (Recursos Hídricos) pôde-se determinar um breve panorama dos Arroios da Ronda chamado também de Arroio do Padre e do Arroio Pilão de Pedra, este histórico por ser o local onde os tropeiros que por aqui passavam faziam suas paradas, sendo ponto inicial para o povoamento de Ponta Grossa.
A Área de influência direta destes arroios está na parte central da cidade, incluindo os moradores e empreendimentos que ali se situam. Indiretamente pela degradação estes arroios afetam a cidade toda.
Os Fatores Ambientais percebidos e que se relacionam aos arroios são:
Físicos: Subsolo: ocorrência de erosão em vários pontos dos arroios.
Água: contaminação da água por resíduos e disposição de esgoto direto nos arroios.
Ar: contaminação do ar pela queima de resíduos nas proximidades dos arroios.
Clima: existência de micro climas nas regiões dos arroios.
Biológicos: Fauna: pouca diversidade animal nas proximidades dos arroios. No ecossistema aquático não pôde-se perceber vida animal, nem espécies indicadoras.
Flora: grande quantidade de vegetação nas proximidades dos arroios, provavelmente pela quantidade de matéria orgânica existente, porém pouca diversidade.
Antrópicos: existência de casas em áreas irregulares segundo o Código Florestal, que ali se encontram pela proximidade ao centro urbano.
Descarte de resíduos nos arroios, inclusive resíduos perigosos como lâmpadas, acondicionamento de resíduos nas casas, o que contribui para contaminação do corpo hídrico, retornando o prejuízo para população. Pôde se perceber a queima de resíduos próximo aos arroios.
São inúmeros os problemas encontrados nos arroios. Na questão específica das casas irregulares como forma de soluções serão propostas as seguintes medidas:
Medidas Mitigadoras - Fases de implantação: 1° Fase: Primeiramente realizar o mapeamento das casas em