Ambiental
Temperatura: Superfície: varia de 0ºC nos pólos a 40ºC nos trópicos
Sob a superfície: 90 % do ambiente marinho estão a 5ºC.
Pressão hidrostática: pressão no fundo de uma coluna d’água: 1 atm/10 m - no fundo dos oceanos é enorme, danos às células.
Luz: fornece a energia para os organismos fotossintetizantes algas e cianobactérias são os principais microrganismos fotossintetizantes encontrados nos ambientes aquáticos. Turbidez: Material suspenso: partículas minerais, erosão das rochas, solo; microrganismos suspensos; matéria orgânica: tecidos vegetais e animais;
Superfície de adesão dos microrganismos; fonte de nutrientes. pH: a maioria dos microrganismos aquáticos cresce melhor próximo à neutralidade: 6,5 - 8,5. O pH dos oceanos: 7,5 - 8,5. Com um crescimento ótimo de organismos marinhos: 7,2 - 7,6.
Salinidade: água doce: 0 %; água do mar: 2,75 % . Lagos salgados: Halofílicos Extremos.
2- Qual a importância e função ecológica dos microrganismos nos ambientes aquáticos? Mudam a composição química da água e fornecem nutrientes a outros organismos.
3- Os microbiota presentes no ar é instável e transitória tem origem nas populações microbianas do solo, sendo considerado um veículo de dispersão de esporos e microrganismos.
4- A estrutura do solo é dividida em horizontes, a maioria dos microrganismos é encontrada no horizonte: O - Um horizonte superficial terá uma maior quantidade de microrganismos devido à quantidade superior de matéria orgânica. O horizonte O é considerado o mais superficial.
5- Quem são, e quais as funções dos microrganismos encontrados no solo? Bactérias, Cianobactérias, Fungos, Algas, Protozoários, Vírus.
Bactérias: estão em maior quantidade no solo, sendo a maioria heterotrófica e sob a forma de bacilos