amazonia
A Floresta Amazônica é a maior floresta do Brasil, com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de Km². A Amazônia equivale a 35% das áreas florestais do planeta. É considerada a mais importante floresta tropical do mundo em virtude da sua diversidade e do seu papel no clima, atuando no processo de controle das temperaturas. A Amazônia é apelidada de “pulmão do mundo“.
Localização geográfica: A Floresta Amazônica localiza-se na região Norte do Brasil, ocupando os estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Amapá e Roraima, além da parte Norte do Mato Grosso e da parte oeste do Maranhão.
Clima: O clima da região Amazônica (equatorial úmido) reúne condições propicias ao desenvolvimento de um exuberante bioma do tipo floresta tropical, na qual as precipitações pluviométricas são geralmente superiores a 1.800 mm / ano e a temperatura é estável no decorrer do ano, situando-se entre 25 graus e 28 graus.
Vegetação: Na Floresta Amazônica existem muitos tipos de vegetação, são mais de 80 mil espécies de vegetais. Nesta floresta há uma classificação em três tipos de matas, sendo: mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.
Mata de igapó: ela é formada basicamente por palmeiras e árvores não muito altas, vive constantemente inundadas e emaranhadas por cipós e lianas. É bastante rica em espécies vegetais;
Mata de várzea: é mais compacta e sobressaem as seringueiras e sofre inundações periódicas (cheias);
Mata de terra firme: pouco inundada, é a que apresenta árvores mais altas. Nela são comuns o castanheiro, o guaraná e o caucho.
Essa floresta é caracterizada por ser bastante heterogênea, ou seja, possui uma quantidade muito variada de espécies vegetais. Caracteriza-se também por ser do tipo perene (as folhas das árvores não secam) e suas vegetações encontram-se muito próximas uma das outras. A Floresta Amazônica é rica em plantas epífitas, entre as quais se destacam as grandes bromeliáceas.
Relevo: Encontramos na Floresta