Além dos pesos e das medidas
Este projeto nasceu a partir da problemática observada em relação ao sobrepeso dos alunos que é crescente ano a ano e de sua correlação com a saúde deles, que poderia ser afetada em longo prazo.
Definição dos objetivos gerais
Encontrar soluções para que os alunos adquirissem o hábito de se alimentar de forma mais saudável com a ingestão de frutas e verduras que não estavam sendo consumidos durante as refeições.
Definição dos objetivos específicos
- Conscientização para a aquisição de uma alimentação saudável.
- Processo de reeducação alimentar.
- Conhecer os alimentos de fato incluindo seu processo de desenvolvimento, e “aprender” maneiras de consumi-los sem estigmatiza-los.
- Conhecer a ideia que as crianças têm delas mesmas através de desenhos de suas autoimagens e trabalhar para melhorar as imagens negativas.
O projeto e a proposta pedagógica da escola
A proposta pedagógica da escola tem seu foco no processo de alfabetização e letramento e na educação para a cidadania empenhada na formação de alunos conscientes de seu papel na sociedade.
Dessa forma, penso que o projeto nutrir vem acrescentar à formação de uma consciência cidadã: o conhecimento da importância da necessidade da aquisição de hábitos alimentares saudáveis e de se evitar o desperdício.
Justificativa
Antes da implementação do self-service o grande problema observado era o desperdício. Anteriormente a merenda era servida pelas merendeiras e o que nos incomodava muito era o fato de que grande quantidade da comida colocada no prato era jogada no lixo. Dessa forma, nasceu a ideia juntamente com a necessidade da implantação do Self-service para que se diminuísse o desperdício.
A partir do momento em que o self-service foi implantado diagnosticamos outro problema que passou a nos instigar para o desenvolvimento de um projeto-ação: o baixíssimo consumo de verduras.
Queríamos que as crianças passassem a consumir frutas e verduras de maneira consciente, e