Relatorio Tdc Eq E Vol Gr
INSTITUTO DE NUTRIÇÃO JOSUÉ DE CASTRO
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO BÁSICA E EXPERIMENTAL
Disciplina : Técnica Dietética e Culinária I Data : 24/03/2015 Turma : A
Grupo : Deborah Araújo, Eveline Duarte, Juliana Lopes e Luciana de Barros
Professor Responsável : Maria Cristina Freitas
RELATÓRIO DE EQUIVALÊNCIA PESO/VOLUME
1. INTRODUÇÃO
Devido a grande variação no tamanho dos utensílios,o uso correto das medidas é de suma importância,pois permite a obtenção de resultados mais exatos (homogêneos) a cada repetição da preparação. O equipamento mais utilizado para esta prática é a BALANÇA que por sua vez,permite medir com mais precisão os ingredientes,sendo utilizada com mais frequência nos laboratórios de dietética,no entanto a nível doméstico não é muito utilizada,e assim outros meios de medida são utilizadas.Dessa forma,a medida de peso e volume (L ou mL) pode ser substituída pelas medidas caseiras de maneira exata desde que haja certa padronização e técnicas corretas de medida.
Assim,a substituição da balança para o uso de medidas caseiras é bastante útil,já que estes utensílios são práticos e a maioria dos livros, rótulos e receitas são baseadas nas mesmas,pois elas facilitam também trabalhos de inquéritos nutricionais e anamnese alimentar,onde são avaliados o consumo de alimentos por indivíduo,pois assim,é mais fácil e prático para a pessoa expressar seu consumo em medidas caseiras do que em peso e volume (litros e mL).
Além disso,a determinação da densidade dos alimentos é de grande importância,já que permite o cálculo dos volumes de alimentos e preparações,necessários para o dimensionamento dos utensílios e equipamentos a serem utilizados nas etapas de estocagem,pré-preparo,preparo e distribuição.
2. METODOLOGIA
Foi fornecida uma listagem de alimentos a serem pesados e medidos,onde posteriormente foram aplicadas as técnicas corretas de medidas utilizando as medidas