alzheimer
O que é Alzheimer:
Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro, incurável, que se agrava ao longo do tempo e atinge sobretudo pessoas entre 60 e 90 anos.
O Mal de Alzheimer caracteriza-se por demênciaou perda de funções cognitivas (memória, orientação, comportamento, linguagem, cálculo), causada pela morte de células cerebrais.
O nome "Alzheimer" refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença em 1906 após ter estudado e publicado o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro progressivo de perda de memória, desorientação e distúrbio de linguagem, tornando-se incapaz de cuidar de si.
Ainda não se sabe ao certo por que a Doença de Alzheimer ocorre, embora sejam conhecidas algumas lesões e alterações cerebrais características dessa doença, como:
· Placas senis decorrentes do depósito de proteína beta-amiloide, anormalmente produzida;
· Emaranhados neurofibrilares, frutos da hiperfosforilação da proteína tau;
· Redução do número das células nervosas (neurônios) e das ligações entre elas (sinapses), com diminuição progressiva do volume cerebral.
Alguns estudos demonstram que essas alterações cerebrais já estariam instaladas antes dos sintomas demenciais. Por isso, quando as manifestações clínicas que permitem o estabelecimento do diagnóstico aparecem, diz-se que teve início a fase demencial da doença.
As áreas cerebrais mais afetadas são as de células nervosas (neurônios) responsáveis pela memória e pelas funções que envolvem planejamento e execução de funções complexas.
O Alzheimer não tem cura. O tratamento visa trazer conforto e alívio através de medicamentos que estabilizam a doença ou diminuem a velocidade de perda funcional em cerca de 5 anos ou mais.
Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas sofram da Doença de Alzheimer no Brasil.
FONTE : http://www.significados.com.br/alzheimer/
· Sintomas de Alzheimer
Um aspecto fundamental do