Alvenarias e Painéis
A alvenaria é um paramento que se dá pelo empilhamento de diversos pedaços de determinados materiais (blocos de cerâmica, concreto, pedras), unidos por um elemento de ligação (argamassa, entre outros).
Painéis são peças inteiriças, que ou vêm pré-fabricadas (como as placas de concreto ou de vidro), ou são montadas dentro da obra (como paredes de drywall).
Quanto à função:
Algumas diferenças existem entre esses dois sistemas. Quanto à função, ambos são classificados unicamente em: estruturais ou de vedação - onde vai existir um sistema estrutural independente para suportar as cargas da construção.
As alvenarias podem ser portantes, que portam cargas; ou de vedação, sem função estrutural. A conceituação de alvenaria estrutural é de carga distribuída e de alvenaria de vedação é de carga concentrada. Já os painéis são somente elementos de vedação e não suportam cargas.
É bom lembrar que não existe alvenaria auto portante, somente alvenaria portante. Uma vez que se tira a base onde está assentada, a alvenaria tende ao desmoronamento, ou seja, ela não possui autos sustentação, somente porta cargas. O mais usual para alvenaria estrutural são os blocos de concreto.
Outra informação importante de se ressaltar é que quanto mais alvenaria estrutural aparece em uma construção, mais cuidado se deve ter durante uma obra/reforma, já que não se pode derrubar qualquer parede sem antes fazer uma verificação. Para facilitar a identificação dessa alvenaria em uma obra, existe um aparelho que aponta aonde há presença de metal no interior da parede, ou seja, onde tem concreto armado. Porém, ainda pode haver falhas na identificação: as vezes o equipamento sinaliza a presença de ferro e tubulações de água.
Objetivos:
As alvenarias e os painéis têm objetivos: isolamento (acústico, sonoro, contra intempéries) e de compartimentação.
Planejamento da obra:
Posição no cronograma de execução
A alvenaria é um elemento de planejamento e