Contribuição dos paineis de alvenaria em estruturas aporticadas de concreto
APORTICADAS DE CONCRETO
Liriane Reis da Silva (1); Gerson Moacyr Sisniegas Alva (2); João Kaminski
Junior (3)
INTRODUÇÃO
Usualmente, as paredes de alvenaria com função de vedação são encaradas apenas como cargas verticais na estrutura principal. Entretanto, as alvenarias de vedação podem promover o enrijecimento da estrutura principal, funcionando como painéis de contraventamento. Apesar da quantidade de pesquisas, nacionais e internacionais, ainda não há consenso sobre a inclusão do painel de alvenaria no dimensionamento da estrutura principal.
O modelo mais utilizado para simular pórticos preenchidos submetidos a ações horizontais é o modelo da diagonal equivalente. O modelo consiste em introduzir barras diagonais articuladas com rigidez axial calculada a partir das propriedades mecânicas e geométricas das paredes e dos elementos que compõe o pórtico (vigas e pilares). O parâmetro chave para a obtenção da rigidez é a largura da diagonal equivalente, a qual pode ser obtida segundo expressões propostas na bibliografia (Tabela 1). Porém, esse método é aplicável apenas para paredes sem aberturas e não consideram parâmetros importantes, como a rigidez à flexão das vigas e o coeficiente de atrito na interface parede-pórtico.
Tabela 1- Expressões utilizadas para definição da largura da diagonal equivalente.
Autores
MAINSTONE e WEEKS (1970) e
MAINSTONE (1974)
LIAUW e KWAN (1984)
DURRANI e LUO (1994)
CHRYSOSTOMOU e ASTERIS
(2012)
Expressão a 0,175.H
0,4
a
.D
0,95.sen2
.D
2 H
H4 .E.t
a .sen2.
m.E .I .h p p
a 0,270.H
0,4
0,1
.D
A modelagem com método dos elementos finitos (MEF), que inclua o problema de contato entre parede e pórtico, é recomendada para avaliação mais precisa do comportamento do conjunto e considera parâmetros não contemplados pelo método da diagonal equivalente. A modelagem de
quadros