Apostila Alvenaria
Partes e Finalidades:
São peças unitárias fabricadas de diversos materiais, as quais superpostas entre si formam painéis, que têm a função de fechar determinados ambientes de uma construção. Esses painéis com alturas e comprimentos variáveis, em geral conhecidos como paredes, as quais terão como revestimentos: argamassas ou outros materiais de acabamentos. Tecnicamente esses painéis recebem a denominação de Alvenarias.
Sistemas das alvenarias:
Em razão dos seus posicionamentos e em função das cargas recebidas, são assim classificadas:
Vedação - simplesmente dividem um ambiente, e não recebem carga, a não ser, o seu próprio peso.
Portante, Auto-Portante ou Estrutural: assim denominadas, quando recebem cargas de partes da construção, as quais por meio delas são transmitidas para as fundações.
Nomenclaturas das alvenarias:
De acordo com os seus posicionamentos e em razão das funções que realizam, nas partes de uma construção, recebem as seguintes denominações:
Alicerce – peças que são executadas, no subsolo abaixo do nível natural do terreno, sendo assim uma parte da fundação.
Elevação – intitulam-se as que se encontram em diversos andares do edifício, em funções de vedação ou então estrutural. Normalmente a suas alturas é que definem o Pé Direito do pavimento.
Platibanda – peças situadas acima da laje de forro, que têm a função de vedar telhado, ou então servir como peitoril, em situação em que a cobertura seja substituída por sistema de impermeabilização
Oitão – painéis, também, situados acima da laje de forra, cuja função é de vedar as laterais abertas do telhado, para assim proteger da ação das intempéries a laje de forro. Esses painéis funcionam com alvenaria estrutural, que suportam cargas do telhado.
Peitoril – painéis de pouca altura, com a função de vedar ou proteger pessoas, que transitam ou permanecem, pelos os espaços que eles delimitam.
Muros – executados com diversos tipos de