aluno
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
LOGISTICA EMPRESARIAL
Prof: Isabel Soares
Acadêmico: Hermerson Ricardo Dias Gonçalves
Trabalho sobre Modal Dutoviário MODAL DE TRANSPORTE DUTOVIÁRIO – Esse modelo de transporte logístico consiste em Dutos, que são tubulações especialmente desenvolvidas e construídas de acordo com normas internacionais de segurança, para transportar petróleo e seus derivados, como gás, álcool, produtos químicos diversos por distâncias especialmente longas. O Transporte Dutoviário pode ser dividido em:
Oleodutos: são produtos transportados tais como: petróleo, óleo, combustível, gasolina, querosene, nafta e entre outros.
Minerodutos: Minério de ferro, Concentrado fosfático, Sal-gema entre outros.
Gasodutos: cujo é o transporte de gás natural. A implementação de um modal de transporte logístico dutoviário requer um minucioso planejamento, com especial atenção a rota que estes dutos devem seguir, assim como planos de contingencias que devem comtemplar todas as possibilidades de riscos e prevendo ações para combater possíveis sinistros. Após a rede de transporte entrar em operação uma atitude proativa deve ser tomada com o objetivo de identificar possíveis riscos a segurança e operação destes dutos. Um planejamento adequado e uma postura proativa na manutenção da rede tem como resultado a minimização de riscos e custos, colocando este transporte logístico em condições operacionais para ser operada.
Tipos de Dutos:
Subterrâneos: São aqueles que são enterrados para serem protegidos contra acidentes provocados por outros veículos, máquinas agrícolas e também contra o vandalismo de moradores vizinhos próximos da linha dutoviária.
Aparentes: São aqueles visíveis, o que normalmente acontece nas chegadas e saídas das estações de bombeio, nas estações de carregamento e descarregamento.
Submarinos: São denominados aqueles que a maior parte está submerso no fundo do mar. Este